Páginas

24 de nov. de 2014

Glossário I



Este post foi elaborado atendendo à sugestão de alguns leitores, que sentiram falta de um glossário da língua can bhardanathé, ou bhardanathé antigo, que é usada para nomear coisas e lugares, além de ser usada como suporte para os encantamentos e magias.

Primeiro, gostaria de dar um breve panorama sobre as línguas faladas em Bhardo.

A história da busca das sentinelas de Octoforte pelos Objetos Supremos se passa no ano AS. 871, ou seja, 871 anos após o desaparecimento da luz do Sol. Nessa época, a magia, tida como arte macabra de aproveitadores e bandidos, sai dos guetos e começa a ser usada nas cidades para proporcionar conforto e segurança. O mac, energia vital ligada a um elemento da natureza, é aplicado na construção e uso dos bondes, que ligam países distantes e aumentam o comércio e o intercâmbio de informações, e uma das consequências disso é a difusão da língua comum — o bhardanathé moderno.

A língua comum, portanto, tem origem no bhardanathé antigo — este sim, utilizado nos feitiços e nas nomenclaturas — e que se originou, por sua vez, do indaraethé, falado pelos escravos indarae, e da língua turtzöum, falada pelos darfinrenhos nos anos 1600 de Ainda Luz (portanto mais de 2200 anos antes dos acontecimentos narrados na saga Mundo de Bhardo). Na atualidade, apenas algumas poucas palavras se mantiveram inalteradas, já que a língua comum passou a sofrer influências das mais diversas culturas que compõem a região do Meio do Mundo, onde estão concentrados os grandes centros comerciais.

Algumas palavras em bhardanathé e seus significados:

Dilah = ouro; dourado
Ráhra = muro
Torn = Forte; fortaleza; castelo
Dilaratorn = Fortaleza dos muros dourados
Merim = Gato
Gatsiu = Azul (leia-se gatsi)
Donae = Tartaruga
Ér = terminação que designa grandeza, volume avantajado, aumentativo
Donaeér = tartaruga gigante
Lareh = branco; pálido
Nissu = Lua
Landd = Luz; brilho; luminosidade
Ginhãi = verde (leia-se ginãe)
Ramadim = vermelho

Por hoje é isso! Logo mais posto novas palavras. Até logo!
X

Nenhum comentário:

Postar um comentário