Páginas

19 de jan. de 2015

FASE III - A IMPORTÂNCIA DE UM SITE





Já mencionei os passos que usei para escrever e revisar o terceiro livro da saga Mundo de Bhardo, agora chegou a parte de contar os preparativos finais rumo às campanhas de marketing, e é aqui que a coisa começa a ficar feia. Acho que escrever é bem mais simples… Respire fundo e veja se não tenho razão.

O que eu queria fazer é, mesmo sendo independente e tendo pouquíssima verba para investir, deixar meu trabalho com aparência profissional. Algo que pudesse chamar a atenção por sua forma, conteúdo e apresentação. Então comecei a pesquisar o que os outros autores independentes costumam fazer e também como as editoras costumam trabalhar seus lançamentos. Eu precisava descobrir o que eu tinha feito certo e errado, e o que eu poderia fazer ou mudar para ter uma exposição maior do meu trabalho e, quem sabe, dominar o mundo (há, há, há, há, há – risada maligna).

Percebi duas coisas: escritores tendem a ver suas obras como tesouros valiosos, joias preciosas de incalculável valor, pedaços de sua alma. As editoras encaram as obras como produtos. Aí é que está o desafio: o autor independente precisa ser o escritor e a editora combinados, e essa tarefa não é nada fácil.

Indiscutivelmente, pra quem não tem muito capital para investir, a internet é a melhor opção. Sabendo usar as ferramentas certas e tendo uma boa visibilidade, as chances de ter um produto bem sucedido são boas (duas coisas que me faltavam). O próximo passo foi selecionar alguns autores que tivessem uma linha mais ou menos parecida com a minha. Anotei alguns nomes, algumas obras, inclusive independentes, e fui pesquisar na internet como funcionam os sites e o marketing dessas pessoas.

Descobri que a grande maioria dos autores independentes para quando chega na fase da autopublicação. Alguns possuem uma boa disseminação na sua região, o que envolve feiras de livros impressos, palestras e coquetéis de lançamento, mas o marketing virtual é pouco trabalhado. Dá pra contar nos dedos os que criam — e mantém on line — sites e blogs sobre as suas obras. Destes, poucos publicam com regularidade e menos ainda se preocupam com a parte visual das páginas que estão usando. Cheguei a ver páginas de biografia nos sites de autopublicação onde a foto do autor é um campo florido, um gatinho, ou fotos de família com vários integrantes. 

Depois fui visitar as páginas dos mais conhecidos, aquelas que costumam ter marketeiros por trás pra dar um help. Anotei tudo o que achei interessante, inclusive que tipo de páginas cada site sempre tem. O resultado foi um conjunto de ideias que se transformou no site www.bhardo.net.

Então fica a dica galera: para divulgar suas obras, independente de ter um blog pessoal, uma página no facebook ou em qualquer outra rede social, é interessante ter uma site próprio para seus livros. É neste site que o leitor vai encontrar tudo de uma vez, sem ter que caçar informações ou rolar a barrinha até o infinito. Nesta página, que você pode criar com desenvolvedores gratuitos como o WIX, o GODADDY, o WORDPRESS e outros (eu uso o wix), você precisa ter, pelo menos (e sempre atualizadas) as páginas: 

Autor: com biografia simplificada, uma foto sua e sozinho e dados para contato, de preferência um e-mail só pra isso;

Livros: informações sobre a sua (as suas) obra(s), com sinopse e imagem da capa, ou foto do livro pronto;
Onde comprar: dados de onde comprar ou baixar seu livro;

Notícias: onde você pode colocar a agenda de eventos e comentar páginas que estejam falando sobre você.

Você pode inserir outras informações que quiser, como downloads grátis, papel de parede com a capa do livro, sorteios e promoções, recados, etc. Na minha página há um espaço para cada personagem, sempre em desenvolvimento, uma página para o leitor acompanhar os mapas, pois são histórias de fantasia, uma introdução e uma página com ilustrações para download.

Ah, e não dá pra esquecer de divulgar a página pra todo mundo! Então curte lá! 


X

Nenhum comentário:

Postar um comentário